1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Notícias

DESVENDANDO A SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Muitos empresários, gerentes e profissionais de recursos humanos são sistematicamente pegos de surpresa quando o assunto é a saúde e a segurança do trabalhador, pois são diversas as armadilhas existentes na legislação. O que fazer quando: -Recebe uma VISITA DO AUDITOR FISCAL do Ministério do Trabalho e Emprego solicitando o “PPRA”, o “PCMSO”, os “ASO’s” dos funcionários, as atas da “CIPA” ou o…
 Uma grande dor de cabeça de muitos empresários é o risco de receber uma reclamatória trabalhista. Normalmente estas reclamatórias vêm recheadas de “direitos” que o Reclamante alega não ter recebido. Dentre eles a insalubridade. Para os lojistas a maior probabilidade de reclamatória trabalhista de insalubridade vem do pessoal responsável pela limpeza de banheiros. A atividade de limpeza de banheiros onde o trabalhador faz a limpeza do vaso sanitário, mictório e…
Segunda, 13 Fevereiro 2017 13:06

Aprendendo com as Tragédias

A tragédia na boate Kiss que completou quatro anos recentemente e que abalou o Estado, o País e o Mundo é o exemplo infeliz dos maus gestores, que desprezam o conhecimento e as ações preventivas em suas atividades. Nós que atuamos na Saúde e Segurança do Trabalhador somos profissionais essencialmente prevencionistas. E, como profissional prevencionista, assistimos a inúmeros absurdos e gafes cometidas diariamente pelos maus gestores. Quem já ouviu falar…
O risco de acidentes é inerente à atividade de todo trabalhador. O advento da máquina, após a revolução industrial e até os dias de hoje, veio a acentuar esse risco. Um acidente nunca tem apenas uma causa como origem, mas, sim, resulta de diversas causas acumulativas, que ocorrem até que uma última ação precede o ato imediato que ativa situação do acidente.É considerada como circunstância dos acidentes de trabalho qualquer…
Quinta, 26 Março 2015 10:19

Higiene e Toxicologia Ocupacional

A Toxicologia Ocupacional é uma área da toxicologia que estuda os princípios e métodos para identificação, gestão e controle dos compostos químicos no ambiente de trabalho, buscando o uso adequado e seguro de agentes químicos que podem oferecer risco ao trabalhador. Dessa forma, a Toxicologia Ocupacional tem por objeto de estudo o trabalhador. Enquanto a Higiene Ocupacional, complemento da Toxicologia Ocupacional, estuda os ambientes ocupacionais.Para fins de prevenção e retorno…
Quinta, 26 Março 2015 10:16

Histórico da Saúde do Trabalho

Durante muito tempo, a solução de problemas relacionados a acidentes e doenças de trabalho foi desempenhada por engenheiros de segurança, médicos do trabalho, a gerência das empresas e outros técnicos especializados, pois, até então, eram os únicos ditos “possuidores” do conhecimento para analisarem os riscos nos locais de trabalho e proporem soluções. Os trabalhadores, apesar de serem os principais interessados, eram tratados apenas como objetos passivos da investigação.Essa visão atrasada…
Quinta, 26 Março 2015 10:10

Introdução à Saúde do Trabalho

São considerados trabalhadores todos os indivíduos, sejam homens ou mulheres, que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, independente do seu enquadramento no mercado de trabalho, podendo ser de modo formal ou informal.Compreendem-se neste grupo, todos os indivíduos que exerceram ou exercem atividade assalariada, trabalhadores autônomos, trabalhadores domésticos, rurais, públicos, cooperativados e empregadores como os proprietários de micro e pequenas unidades de produção. São incluídos neste grupo, também,…
Go to Top